"A sexualidade é um elemento central na organização da vida humana."
– Freud
É cada vez mais comum o início da atividade sexual de crianças com 11/12 anos. Tal deve-se a uma crescente proliferação de mensagem sexualizadas em praticamente todos os meios de difusão existentes: TikToks com danças sexualizadas, elevado número de cenas com atos sexuais em filmes ou séries, facílimo acesso à pornografia online, músicas com letras profundamente explícitas, etc.
Ao serem recetores diários deste tipo de mensagens, crianças e adolescentes emulam o que veem sem terem qualquer base do que é suposto ser uma relação sexual saudável, levando-os a que tenham uma visão deformada da sexualidade e de qual deve ser o seu equilíbrio com a vertente emocional.
Nunca se falou tanto em saúde mental. Nunca se ignorou tanto saúde mental.
Esta peça é constituída por 20 ecrãs em que cada um está a emitir um vídeo diferente em loop (entre 6 e 20 minutos) de mensagens sexualizadas reais: capas de revistas, videojogos, filmes, séries, anúncios, letras de músicas, etc.
A peça é feita e montada para simular uma janela do Red Light District de Amesterdão, mas aqui, o objeto em exibição não é sexo. É a cumplicidade. A nossa.
Técnica/materiais
- Mixed media:
- 20 aparelhos vintage:
.televisores anos 60/70/80
.telemóveis anos 80
.walkman anos 80
.telefones anos 80
.ipod anos 00
.kindle anos 90
- 20 computadores
- 20 monitores lcd
- 20 loops em video (entre os 4 e os 16 minutos)
- Iluminação led
- Estrutura de madeira e vidro
- Impressão 3d
Tamanho (cms)
113cm x 96cm x 55cm
Data