Voyeurismo: "Indivíduo que fica excitado ao intencionalmente observar outras pessoas."
– Psychology Today
A exploração de acontecimentos trágicos por canais de televisão, através de directos intermináveis, faz-nos esquecer que estamos a ser voyeurs e a contribuir para que o canal ganhe dinheiro, com o sangue derramado, através do aumento das audiências.
Esta peça composta por dois televisores dos anos 60 e 80, recria uma emissão televisiva em directo de uma acção terrorista do ISIS a uma igreja católica.
A televisão da esquerda emite imagens desfocadas para não ferir a suscetibilidade dos espectadores, devido às imagens chocantes. Na televisão da direita os terroristas estão a ser filmados, enquanto passa o habitual ticker dos noticiários onde se transmitem as mais recentes informações sobre o ataque.
De fundo ouve-se o som de cantos islâmicos, alternados com excertos de notícias de canais internacionais sobre atentados terroristas.
Porque é que nos deixamos seduzir pela exploração do ódio e intolerância dando audiências a uma emissão cujo objetivo final é a obtenção de dinheiro?
Técnica/materiais
- 2 televisores modelos dos anos 70 e 80
- 1 computador com saída de áudio: feed em loop com 41 minutos 11s. Inclui: Músicas com chamadas para a oração islâmica, recrutamento de guerrilheiros para o ISIS, propaganda do ISIS e excertos de transmissões de canais internacionais a noticiarem ataques terroristas reais
- Acrílico lenticular
- Ursos vintage dos anos 60 e 70 da Bulgária e União Soviética.
- Painel led com scrolling de frases (loops de 30 minutos)
Tamanho (cms)
92 (l) x 28 (p) x 39 (a)
Data