—
Após a apresentação exclusiva de peças no Tribeca Film Festival Lisboa e na ModaLisboa (março 2025), SELF estreia a sua primeira exposição em Portugal: uma experiência imersiva de multimédia dentro de um camião TIR vintage dos anos 80, que percorrerá vários locais de Lisboa.
A exposição reflete sobre a cultura da imagem, o consumo rápido e a construção da identidade sob o olhar permanente dos outros, numa viagem entre Orwell, Freud e a cultura pop. Com dez peças físicas, a exposição cruza televisores vintage, painéis LED, estruturas retro-futuristas e intervenções digitais em tempo real, criando uma atmosfera onde o visitante é convidado a desacelerar, refletir e questionar.
Entre as obras em destaque encontramos:
1984 — Instalação intensa sobre vigilância permanente, inspirada na distopia de George Orwell, que integra webcams, doggycams e phonecams, incluindo acessos aos universos pessoais dos atores Kelly Bailey, Lourenço Ortigão e do filho de Ortigão, Vicente.
Red Light District — As crianças iniciam a sexualidade cada vez mais cedo, moldadas por mensagens hiper-sexualizadas que recebem de todos os meios. Sem referências, reproduzem padrões que deturpam a relação entre corpo e afeto. A peça, com 20 ecrãs em loop, expõe esses meios e o tipo de mensagens de transmitem.
Datas e locais:
LX Factory de 30 de agosto a 4 de setembro,
Belém (junto ao SUD) de 6 a 10 de setembro,
8 Marvila de 12 a 14 de setembro,
Marina de Oeiras de 16 a 21 de setembro,
Nova SBE de 1 a 8 de outubro.